Novidades

Notícias da TMG

Laboratório de Biotecnologia da TMG é recertificado na norma ISO 17025

29/11/2017

O Laboratório de Biotecnologia da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) recebeu da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a revalidação da acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025, conquistada em 2016, com escopo para análises moleculares para detecção da pureza de eventos transgênicos em soja e algodão. Este é considerado o principal selo de qualidade, de reconhecimento internacional, para condução de ensaios de laboratórios.

Nesta etapa de reavaliação a empresa recebeu a visita da Cgcre em maio de 2017, entre outras reavaliações periódicas ao logo dos meses seguintes, onde foram avaliados os requisitos da acreditação, as instalações acreditadas e as instalações associadas, e um número de serviços do escopo da acreditação.

Adriana Polizel Podanosqui, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia da TMG, ressalta que a renovação reafirma a credibilidade dos serviços, realizados com competência técnica da equipe no controle de qualidade com base em análises de DNA e proteína. “Além disso, garante ao mercado a qualidade das sementes TMG desenvolvidas com as novas tecnologias transgênicas, contribuindo com o portfólio de cultivares de soja e algodão”, acrescenta Adriana.

Outro ponto a ser ressaltado é que a acreditação garante a aceitação internacional dos produtos e dos resultados, sem que sejam necessárias repetições das avaliações realizadas, explica a analista de Qualidade da TMG, Juliana Gonçalves.

A próxima reavaliação do Laboratório deve ocorrer até o mês de maio de 2019.