Novidades

Notícias da TMG

Prêmio Ernesto Paterniani é entregue ao melhorista Romeu Kiihl

16/08/2017

O pesquisador e melhorista da TMG, doutor Romeu Afonso de Souza Kiihl, recebeu, na noite do dia 14 de agosto, o Prêmio Ernesto Paterniani, durante a solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, em Foz do Iguaçu (PR). Com mestrado e doutorado em melhoramento genético de plantas nos Estados Unidos, sob orientação de Edgar Emerson Hartwig, um grande melhorista de soja e possivelmente o melhor de todos os tempos, Romeu Kiihl é um dos mais importantes nomes da sojicultura brasileira.

Nascido em Caconde (SP), na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, em 9 de fevereiro de 1942, seu primeiro contato na agricultura foi com o café. A ligação com a soja começou apenas nos estudos de agronomia. Dr. Romeu fez a graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1965 e, por coincidência, o professor Ernesto Paterniani foi seu orientador de bolsa científica neste período. “Este prêmio também tem valor sentimental para mim”, destacou ele.

Pela TMG, Dr. Romeu participou do desenvolvimento da Tecnologia Inox®, para controle da ferrugem, e do lançamento de cultivares de soja com ampla resistência ao nematoide de cisto. Atualmente os trabalhos do pesquisador se concentram na reunião de vários genes para resistência à ferrugem asiática em um mesmo genótipo (com o auxílio de marcadores moleculares), assim como a combinação de resistência a nematoides de cisto (várias raças) e nematoides formadores de galha. 

Con informações da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.