Novidades

Notícias da TMG

TMG é destaque em ranking de produtividade de soja no MS

24/04/2017

Laguna Carapã, município do Mato Grosso do Sul, realizou, no último dia 20, a premiação do 8º Ranking da Produtividade da Soja Safra 2016/2017. A iniciativa premia os maiores produtores de soja do município e, nesta edição, teve as maiores produtividades da história do concurso. As cultivares TMG 7062IPRO e TMG 7262RR figuraram entre as campeãs do concurso, com destaque para os seus resultados, aliados às técnicas de manejo adotadas pelos produtores.

O evento foi organizado pela primeira vez pelo Sindicato Rural de Laguna Carapã (as edições anteriores foram realizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária) e faz parte da programação festiva do aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Foram 70 inscrições e 48 colheitas verificadas pela equipe técnica responsável pelo Ranking. Durante o concurso, uma comissão julgadora faz a medição de um a cinco hectares das lavouras inscritas, através de GPS, depois é realizada a pesagem na própria propriedade, com balanças de precisão. E, por fim, acontece a amostragem para o desconto da umidade. O processo é acompanhado pelo produtor rural.

A TMG 7062IPRO foi a cultivar escolhida pela produtora rural campeã do Ranking, Liane Bohn, e alcançou a marca de 92,70 sacas por hectare. Liane foi premiada com uma moto zero quilômetro. Ainda nesta safra (2016/17), a produtora optou pela TMG 7262RR em uma área comercial e obteve a média de 66 sc/ha, em 80 hectares plantados.

A quinta colocação foi conquistada pelo produtor rural Sadi Triches, com 86,05 sc/ha da cultivar TMG 7262RR. Ele recebeu um notebook. Na safra passada, 2015/16, no 7º Ranking da Produtividade, a cultivar também se destacou com o 2º lugar, com a produtora Liane Bohn e a marca de 78,72 sc/ha.

O 2º lugar ficou com o produtor rural Valderlei Spessato, com a produção de 90,72 sc/ha, e premiação de 100 hectares de agricultura de precisão. O terceiro premiado foi Rodrigo Pavel, com 89,71 sc/ha, e recebeu uma TV de 55 polegadas. Em quarto lugar ganhou o produtor rural Jorge de Jesus, com uma produção de 86,11 sc/ha, premiado com um smartphone. Uma moto zero quilômetro também foi sorteada entre os participantes do Ranking, o ganhador foi o produtor rural Luiseu Bortoloci.

Laguna Carapã tem cerca de sete mil habitantes. Sua economia é pautada na produção de grãos e na pecuária leiteira. A produção de soja está na oitava posição no Mato Grosso do Sul, com 342.506 toneladas e produtividade de 58,4 sc/ha na safra 2016/17. O município também é conhecido pela tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, em sua 19ª edição.

Imagem: Site Laguna News